sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

É dado Início a Produção

A trajetória do garoto Pedro em busca de pais adotivos é o enredos da mais nova produção cinematográfica paraense, Vivendo em um abrigo, o personagem de Pedro, com 6 anos de idade, vive, entre outros preconceitos, o cruel desinteresse de ser adotado devido a sua faixa-etária. O garoto passa a criar situações diversas para chamar atenção de possíveis pais adotivos. Paralelo a essa busca Pedro passa a cultivar uma amizade profunda com seu único brinquedo; a boneca “Shala”, o que poderá prejudicar Pedro de conseguir seu maior sonho: Ter uma família.
Shala terá como tema a institucionalização de crianças vítimas de abandono. O filme é baseado em fatos reais ocorridos em Belém. A Forte temática social revela uma realidade pouco conhecida e em muitos casos apagadas dos relatos das instituições de adoção, mostrando ser um projeto que aborda de forma forte e sensível esse esquecido mas presente problema social.
O curta metragem Shala, do paraense João Inácio foi um dos projetos contemplados pelo Ministério da Cultura (MinC), no Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas. Sendo escolhido dentre 20 vencedores de 981 inscritos de todo o Brasil. E recebendo o incentivo de 80 mil reais.
Segundo o diretor João Inácio, a proposta é fazer com que o filme estimule cada espectador a revisite seus pensamentos e conceitos, de uma forma criativa e inteligente e também possibilitando a realização de palestras, debates e oficinas sobre o tema, possibilitando a ampliação dessa reflexão.
“Shala” encontra-se em fase de pré-produção, muitos locais já foram definidos para as filmagens, a atriz paraense Lorena Rio já esta confirmada para o filme, como também já foi definido o garoto que fará o papel principal do filme. Por enquanto estamos guardando segredo sobre o nome do garoto para evitar exposições no seu momento de preparação com Claudio Barros, mas encontrei a criança certa, introspectivo, delicado e muito empenhado para interpretar a emocionante saga do personagem Pedro, diz João Inácio. A trilha sonora do filme também já esta em faze de produção, Paulo José Campos de Melo é quem regerá as notas com seu piano emocionante.
A Produção do filme reunirá mais de 50 artistas e técnicos paraenses, entre fotógrafos, músicos, artistas plásticos, atores, entre outros, contribuindo para mais um trabalho realizado com uma competente equipe técnica local, muitos técnicos renomados estão abrindo mão de seus cachês para colaborar na realização desse filme, alguns inclusive pagando suas próprias passagens para vir pra Belém por acreditar no filme. entre eles está a renomada técnica de São Paulo; Kátia Coelho, diretora de fotografia premiada em Gramado e pela Kodak.
Graças ao patrocínio do grupo Yamada, as filmagem já foram garantidas e marcadas para serem realizadas de 03 a 08 de julho. Mas muita estrutura precisa ser montada para o filme, por isso este grande espaço de tempo que antecede as filmagens é extremamente necessário. Infelizmente ainda falta recursos para a finalização e para o filme ser lançado com sessões gratuitas. E nos dois meses seguintes exibições em salas de cinemas da cidade, facilitando o acesso para que mais paraenses possam ver o cinema feito no Estado. Alem de sessões de cunho pedagógico em escolas da rede pública de ensino, participação em mostras, palestras, encontros e festivais nacionais e internacionais de cinema.
Não podemos mais esperar os patrocínios temos que pelo menos dar início as filmagens, nossos planos era lançar o filme no Fórum Social Mundial, mas o único patrocínio que conseguimos até agora foi o da Yamada e assim impossibilitou que o filme já estivesse pronto, fico triste de perdermos essa oportunidade mas, não podemos desistir e agora já estamos com todo o bloco na rua para q o filme fique pronto em maio, sem mais atrasos, desabafa o diretor.

Nenhum comentário: