terça-feira, 27 de março de 2007

'Shala' aborda adoção fracassada

Amazônia Jornal
27/12/2006 Noticias
'Shala' aborda adoção fracassada

A produção cinematográfica paraense continua a todo vapor. 'Shala' será o próximo filme de ficção produzido no Estado. A confirmação foi divulgada no dia 14 deste mês, no edital de apoio a produção de curta-metragem promovido pelo Ministério da Cultura.
O curta do paraense João Inácio foi um dos projetos contemplados pelo MINC no Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de Curta Metragem, dos Gêneros Ficção, Documentário ou Experimental (edital n° 3).
Foram escolhidos 20 projetos, com duração entre 10 e 15 minutos, dentre 981 inscritos e 958 deferidos de todo o Brasil, para receber o apoio financeiro de R$ 80 mil, cada um.
O roteiro do curta retrata a crescente institucionalização de crianças vitimizadas pelo abandono, resultado de uma adoção fracassada. O tema principal do filme foi baseado em fatos reais ocorridos em Belém do Pará.
'Shala' aborda essa realidade, pontuando em histórias vivenciada pelo personagem principal, Pedro, 5, que revela ser um pouco diferente. Depois de viver inúmeras rejeições, sofre a devolução como resultado de um processo fracassado de adoção e a falta de preparo dos pais adotivos para assumir a paternidade. Tudo isto somado a um comportamento preconceituoso. 'Esta problemática precisa ser mostrada à sociedade como algo que requer um olhar mais atento, responsável', comenta João Inácio.
Para Ana Maria Chamma, presidente da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap), que leu o projeto antes de ser enviado ao Ministério da Cultura, o roteiro de 'Shala' tem vários matizes interessantes. 'Há, por exemplo, um cunho pedagógico, pois seu trabalho pode ser usado como instrumento para se falar e discutir a adoção no Brasil. O roteiro do filme é simples, sem ser simplista, é objetivo, sem perder a densidade e é, acima de tudo, emocionante', diz.
Marcos Ribeiro, autor premiado pela Academia Brasileira de Letras e consultor em Sexualidade do Ministério da Saúde e Canal Futura, também já vem acompanhando o a construção do roteiro. 'Quando temos a oportunidade de apresentar essa tomada de consciência através do cinema, que reúne a arte do encontro entre o ser pensante e a poesia, podemos ter a certeza que, num fututo breve, homens/meninos e mulheres/meninas, se entenderão muito mais tranqüilamente, cada um respeitando o desejo e escolha do outro, seja nas brincadeiras de infância ou nos caminhos da vida adulta. O filme vai fazer com que cada um (re)visite seus pensamentos e (pre)conceitos, de uma forma muito criativa e inteligente, relata Ribeiro.
O filme tem previsão para começar a rodar em setembro, mas já tem nomes de peso na sua equipe técnica: Cláudio Barros (do grupo Cuira), fará a direção de atores, e Kátia Coelho, da Universidade de São Paulo (USP), a direção de fotografia.

Nenhum comentário: