terça-feira, 27 de março de 2007

Filme lança ações de projeto
















Amazônia Jornal
24/03/2007 Noticias
Filme lança ações de projeto

O projeto do filme 'Shala', do paraense João Inácio, foi oficialmente lançado ontem no Hotel Regente como parte da programação do seminário e do lançamento das publicações: 'Ser filho' e 'Entre a realidade e o sonho'. O filme é baseado em fatos reais ocorridos em Belém e conta a história do cotidiano de um garoto que vive em abrigos em busca de seus pais adotivos. Durante o lançamento, foi apresentado o cronograma de ações do filme, entre eles a seleção de atores e as oficinas de produção de bonecas de pano para a utilização no filme, além de oficina de direção.
O objetivo do seminário é de compartilhar com os profissionais que atuam na área, as experiências e resultados alcançados na atividade 'Oficina dos sonhos', realizada pelo Projeto Membira entre 2005/2006, a qual teve como público alvo crianças e adolescentes institucionalizados em Belém. As publicações são produto final de um longo trabalho realizado pelo Centro de Serviço à Família (Membira) com crianças que vivem ou que viviam em abrigos da Região Metropolitana de Belém.
O trabalho é coordenado pelo Membira, que reúne a Associação Amigos da Criança (AiBi), Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Belém (Renascer), Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a família, infância e Adolescência (Gepia/UFPA) e Fundação Papa João XXIII e apoio técnico e financeiro do Unicef. As duas publicações colocam o leitor em contato direto e profundo com a dor aguda e traumatizante de crianças afastadas de seus pais e familiares para viver em uma instituição de abrigo. As publicações apresentam textos e desenhos realizados por meio de estímulos à livre expressão de crianças e adolescentes.

De acordo com Patrícia Yokoyama, representante da AiBi em Belém, a idéia é de que as crianças sejam devolvidas às famílias, mas, caso isso não ocorra elas são encaminhadas para adoção nacional ou internacional. O mais gratificante é que não estamos sozinhos nessa ação, pois temos parceiros que estãos sendo fundamentais para o desenvolvimento do nosso trabalho e o filme 'Shala', do João Inácio, é baseado em fatos reais, o que possibilita a reflexão', afirmou Patrícia.

Nenhum comentário: