quinta-feira, 31 de maio de 2007

Pan-Amazônica na Escola recebe roteirista premiado pelo Ministério da Cultura

Pan-Amazônica recebe roteirista premiado
Caderno D - Diario do Pará 04/06/07

O projeto Pan-Amazônica na escola chega dia 04 de Junho as 10:00h ao pólo 5 da SEDUC. Realizando no auditório da Escola Deodoro de Mendonça, um bate papo com o cineasta João Inácio que irá falar sobre roteiro cinematográfico.

No bate papo Inácio irá abordar aspectos básicos de roteiro original, roteiro adaptado e roteiro para documentário. Em especial falará dos Conceitos de adaptação cinematográfica de obras literárias e as dificuldades de transposição da linguagem literária para o cinema. O Roteirista também irá tecer reflexões sobre a especificidade de cada uma das linguagens, incluindo a música, o teatro, as artes plásticas e gráficas, os quadrinhos etc.
Dentro das abordagens serão apontados elementos que possibilitam a criação de significados na cinematográfica. No encontro também será exibição de trechos de filmes conhecidos e a leitura do roteiro de suas respectiva cena.

João Inácio já trabalha à 10 anos na produção e exibição de cinema e no final de 2006 foi o Roteirista Premiado no Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas promovido pelo Ministério da Cultura. O Roteiro de seu curta metragem “Shala” foi escolhido dentre 20 vencedores de 981 inscritos de todo o Brasil.

O projeto Pan-Amazônica na escola é uma ação preparatória da feira pan-amazônica do livro para alunos da rede pública de ensino do Estado do Pará. Promovidas pela Secretaria Executiva de Cultura (Secult), as ações preparatórias reúnem mais outros dois projetos: Pan-Amazônica no Município e Sarau da Feira. A Feira Pan-Amazônica do Livro irá acontecer de 28/09 a 07/10 no Hangar, Feira e Convenções da Amazônia.

Nenhum comentário: